Sobre
O VÃO é um campo de criação e produção em dança fundado em 2009 por artistas mulheres. Há 14 anos vem desenvolvendo um modo de pesquisa e linguagem própria que tem como modo operativo investigar formas de direção coletiva tanto nos processos criativos de obras coreográficas como na prática de coordenação, gestão e desenvolvimento de projetos artísticos e ações culturais.
O VÃO hoje é
território - terreno - paisagem - espaço
habitado - ativado - nutrido - evocado
por Juliana Melhado, Patricia Árabe e Isis Andreatta
Graduadas em Dança pela UNICAMP em 2009 as integrantes co-fundaram o VÃO e seguiram juntas a partir deste encontro, buscando modos de existir como coletivo independente tendo como base a cidade de São Paulo.
Na sua trajetória se destacam os seguintes participações, prêmios e reconhecimentos: Mostra Double Trouble no Teatro Municipal do Porto/Portugal com o espetáculo “FIM; Bienal SESC de Dança com o espetáculo “FIM” (2019) e com a performance “No hay banda é tudo playback” (2017); Prêmio Denilto Gomes de “melhor criação” com “FIM” (2018); Prêmio Denilto Gomes de “melhor performance” com “No hay banda é tudo playback” (2017), aprovação na 21ª e 28ª edição da Lei de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo com os projetos “Como viver só em bando” (2017) e “Escândalo” (2020).