bando
[2012]
bando é uma dança que acontece junto às linguagens do vídeo e da fotografia a partir da relação corpo, imagem e espaço urbano, criando uma instalação coreográfica e audiovisual.
A partir de intervenções urbanas realizadas no início do processo de criação de bando, o grupo desenvolveu uma pesquisa em dança investigando a potência do coletivo na experiência de intervir no cotidiano urbano. Em parceria com artistas de outras linguagens com interesse em capturar, elaborar e cruzar imagens tanto coreográficas quanto visuais, fotografias, vídeos e projeções foram criadas durante o processo e integram o espetáculo.
A coreografia percorre e extrapola o espaço instalativo em que acontece, junto a imagens projetadas na arquitetura (vídeo mapping), fotografias coladas e penduradas nas paredes e pequenas instalações de objetos como pães, sofá e uma televisão onde um pequeno vídeo arte é reproduzido.
A cada remontagem de bando uma nova relação e composição é criada com o espaço, fazendo com que esse trabalho se transforme cada vez que acontece.
Desenho: Manuela Romeiro